Logo Trop1 (1)

TROP ICSU in Brazilian Portuguese

Educação sobre Mudança Climática Através do Currículo Através do Mundo:

  1. Mudança Climática é uma das questões mais significantes do nosso tempo.
  2. Afeta o desenvolvimento sustentável e equitativo de todos os países e seus cidadãos.
  3. Soluções requerem que as populações estejam cientes aos seus problemas.
  4. Medidas para atenuar os efeitos das mudanças climáticas envolvem soluções localmente enraizadas, mas que sejam baseadas na ciência global.
  5. A integração da educação sobre mudanças climáticas no sistema de educação formal pode equipar as gerações atuais e futuras com habilidades essenciais para determinar soluções localmente relevantes para adaptação, atenuação e resiliência às mudanças
    climáticas.

O objetivo do projeto TROP ICSU (https://climatescienceteaching.org/; https://tropicsu.org) é agregar os tópicos relacionados às mudanças climáticas no currículo básico da escola e da graduação, para aumentar a conscientização sobre as causas e efeitos das mudanças climáticas entre os alunos. O projeto TROP ICSU faz parte da visão de democratização do conhecimento, para que toda a humanidade invista seu talento, habilidades e ambição de maneira focada para lidar com os problemas das mudanças climáticas.

O foco principal do projeto é providenciar uma fonte confiável de recursos educacionais validados e com curadoria que integram os tópicos de mudanças climáticas no currículo principal do sistema de ensino formal. Essa abordagem garantirá que todos os estudantes, independentemente de suas disciplinas / áreas de estudo, tomem consciência das causas e impactos das mudanças climáticas e sejam equipados com habilidades para desenvolver soluções locais inovadoras para esse problema global.

Portanto, o projeto TROP ICSU alinha-se diretamente com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas para Educação de Qualidade (Objetivo 4) e Ação Climática (Objetivo 13).

Para atingir as metas do projeto, a equipe de implementação do TROP ICSU, sediada no Instituto Indiano de Ensino e Pesquisa em Ciências (IISER), Pune desenvolveu, classificou, selecionou e validou um repositório de recursos de ensino de todo o mundo que pode ser usado por professores para ensinar tópicos específicos da disciplina, usando exemplos, estudos de caso e atividades relacionadas às mudanças climáticas. O projeto demonstrou a nova abordagem pedagógica da integração da educação em mudanças climáticas no currículo existente. Como parte desse projeto, a equipe desenvolveu um grande número de recursos de ensino (alguns com planos de aula detalhados, passo a passo) como prova de conceito na integração de tópicos de mudanças climáticas no núcleo curricular. Uma metodologia detalhada foi adotada para garantir a validade científica e a integração perfeita dos tópicos sobre mudanças climáticas com os tópicos curriculares. Assim, o uso dos recursos educacionais da TROP ICSU ajudará às professoras e professores a melhorar a qualidade da aprendizagem e, ao mesmo tempo, aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas entre os alunos, sem se desviar do currículo principal.

Na primeira fase do projeto, a equipe realizou workshops para professores e educadores na Índia, Butão, África do Sul, Uganda, Egito, França, Áustria, Reino Unido, China e Austrália. Nessas oficinas, os educadores locais avaliaram a eficácia dos recursos de ensino. Em alguns locais, especialistas em mudanças climáticas também participaram dos workshops e forneceram feedback. Fortes colaborações em andamento foram estabelecidas com organizações das Nações Unidas, como a UNCC: Learn, a Organização Meteorológica Mundial (OMM) e o Programa Mundial de Pesquisa Climática (WCRP), que não apenas validaram os planos de aula e as ferramentas de ensino, mas também endossaram todo o projeto. A equipe do projeto teve a oportunidade de apresentar seus esforços educacionais nos eventos de Educação Científica durante o 4th UN STI Forum 2019 entre 14-15 de maio de 2019 na sede da ONU em Nova York e também no Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável 2019, High Level Political Forum on Sustainable Development 2019 (HLPF 2019) na sede das Nações Unidas em 11 de julho de 2019, em uma sessão intitulada “Práticas e abordagens sobre educação de qualidade para o meio ambiente e a ação climática”(Practices and Approaches on quality education towards environment and climate action). Além disso, a equipe participou de eventos de educação climática na COP 24 na Polônia e de conferências e workshops para professores e especialistas em clima.

A iniciativa TROP ICSU é muito oportuna, como é mostrado nos crescentes níveis de preocupação, principalmente entre os jovens, em todo o mundo, juntamente com as iniciativas de alguns países, como a Itália, de incluir abertamente as mudanças climáticas no currículo de todas as crianças.

A primeira fase do projeto TROP ICSU (2017-2019) foi apoiada por uma concessão de três anos do International Science Council (ISC).

SUBSCRIBE

To Subscribe to our newsletter please enter